dialética negativa

Wednesday, August 27, 2014

Folia didática

Folia didática
Lendo o livro de Andreas Gruschka, chamado “Ensinar a entender: uma defesa para a boa aula (Verstehen lehren: ein Plädoyer für guten Unterricht)”, de 2011 publicado pela Reclam, que é uma editora de clássicos, isto é, de grande prestígio. Gruschka é um dos convidados internacionais do IX Congresso Internacional de Teoria Crítica que ocorrerá em Piracicaba, na UNIMEP, em breve. O livro é uma forte crítica contra a nivelação e barateamento dos fins da educação, feita pelo que ele chama de “didatização” da matéria: em vez de o professor ser orientado a entrar no conteúdo pelo uso de mediações adequadas, ele o substitui pela técnica da mediação e, sob o imperativo da performance e da interação máximas, ela erige a mediação como um fim em si mesma, ou seja, o meio substitui o fim. É preciso facilitar a matéria para o aluno a todo custo: sem a preocupação de falsificá-la, e sob o pretexto, sempre, de que o aluno nunca está preparado para algo mais, a coisa mesma nunca chega. Há uma falta de confiança extrema na capacidade do aluno, subestima-se seu potencial e, com isso, ao mastigar tudo para ele, sem chegar ao ponto, ele vai sendo treinado a ser sempre incapaz e, além disso, fixa a mensagem errada. 
Nesse caso, os recursos didáticos se tornam verdadeiros instrumentos de deturpação: falsificação por simplificação, esquematização, atualização impertinente, analogias forçadas, eliminação do conteúdo por meio do consumo de novas mídias, modificação, trivialização e obsessão pelo controle. Esse último item se refere às velhas perguntas específicas que perdem a noção do todo, por exemplo, a data de nascimento da tal figura histórica. Ironicamente, a didatização não aumenta o interesse nem a motivação, porque, na hora da avaliação, ela exige o conhecimento secundário e compartimentado, o que vai levar o aluno à velha decoreba de sempre, isto é, o mesmo stress sem recompensa válida.
O livro é uma crítica das práticas pedagógicas hegemônicas da Alemanha. Nossa realidade é bem diferente e variada, mas muito do que ele diz se aplica a um imperativo global de tornar o aluno competente, ser capaz de responder imediatamente ao que é solicitado, e perder tanto o lado paulatino do processo do aprendizado quanto uma visão ampla da formação. Já que estamos em plena euforia de financiamento para projetos de educação, com todo tipo de proposta eleitoreira, vale observar esse tipo de debate.

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