Literatura Universal 2013-02
Valéry - Variedades - CANTIQUES SPIRITUELS, sobre São João de Cruz
p. 446 (obras completas, v. 1)
Il ne m'appartient pas de connaître de ces matières si relevées. C'eSt là une doctrine essentiellement diffé-
rente de toute « philosophie », puisqu'elle doit se vérifier par une expérience, et cette expérience aussi éloignée que possible de toutes les expériences exprimables et comparables;
Pois os heróis da Ilíada não chegam aos vossos pés, ó Vautrin, Rastignac, Birotteau, e vós,
Fentanarès, que não ousastes contar ao público vossas dores sob o fraque fúnebre e convulso que
todos nós portamos, e vós, Honoré de Balzac, o mais heróico, o mais singular, o mais romântico e
o mais poético de todas as personagens que retirastes de vosso âmago!
Baudelaire - O heroísmo da vida moderna
HOMERO. A Ilíada: em forma de narrativa. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
HOMERO. A Ilíada: em forma de narrativa. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
Canto XVIII
p. 207-208
Primeiro, fez um grande e forte es-
cudo, enfeitando-o de todos os lados e
colocou uma tríplice orla brilhante e Atenéia,
reluzente em tomo e nele prendeu uma
correia de prata. No escudo própria- l
mente dito havia cinco camadas e ne-
le Hefestos gravou muitas figuras,
sua grande habilidade. ...
Por mais pessoais que sejam, estes hypomnemata (cadernos de notas) não devem porém ser entendidos como diários íntimos, ou como aqueles relatos de experiências espirituais (tentações, lutas, fracassos e vitórias) que poderão ser encontrados na literatura cristã ulterior. Não constituem uma “narrativa de si mesmo”; não têm por objectivo trazer à luz do dia as arcana conscientiae cuja confissão – oral ou escrita – possui valor de purificação. O movimento que visam efectuar é inverso desse: trata-se, não de perseguir o indizível, não de revelar o que está oculto, mas, pelo contrário, de captar o já dito; reunir aquilo que se pôde ouvir ou ler, e isto com uma finalidade que não é nada menos que a constituição de si.
Onde achar boas cronologias:
Filosofia
http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_Western_philosophers
literatura de língua inglesa
http://www.online-literature.com/periods/timeline.php
literatura antiga
http://www.ancient-literature.com/timeline.html
http://ancienthistory.about.com/cs/greecehellas1/a/bltimegkwriters.htm
Grécia antiga em geral
http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_ancient_Greece
Literatura e filosofia Grécia e Roma
http://www.the-romans.co.uk/timelines/literature_outline.htm
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp.
129-160.
p. 137Por mais pessoais que sejam, estes hypomnemata (cadernos de notas) não devem porém ser entendidos como diários íntimos, ou como aqueles relatos de experiências espirituais (tentações, lutas, fracassos e vitórias) que poderão ser encontrados na literatura cristã ulterior. Não constituem uma “narrativa de si mesmo”; não têm por objectivo trazer à luz do dia as arcana conscientiae cuja confissão – oral ou escrita – possui valor de purificação. O movimento que visam efectuar é inverso desse: trata-se, não de perseguir o indizível, não de revelar o que está oculto, mas, pelo contrário, de captar o já dito; reunir aquilo que se pôde ouvir ou ler, e isto com uma finalidade que não é nada menos que a constituição de si.
Onde achar boas cronologias:
Filosofia
http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_Western_philosophers
literatura de língua inglesa
http://www.online-literature.com/periods/timeline.php
literatura antiga
http://www.ancient-literature.com/timeline.html
http://ancienthistory.about.com/cs/greecehellas1/a/bltimegkwriters.htm
Grécia antiga em geral
http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_ancient_Greece
Literatura e filosofia Grécia e Roma
http://www.the-romans.co.uk/timelines/literature_outline.htm
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