Teoria literária III 2014-02
Teoria literária III 2014-2
Ementa:
O curso de Teoria Literária III percorrerá fontes clássicas de dois paradigmas críticos opostos: o paradigma classificatório, analítico, e o paradigma da inspiração, sublime. A partir daí, percorreremos suas derivações na teoria do romantismo, em seguida na teoria do século XX, no formalismo russo e outras correntes, para refletir o ambíguo desejo da teoria de ora descrever e esmiuçar o objeto, dominando-o pelo conhecimento específico, ora entregar-se à experiência poética, que pode se demonstrar uma secularização da experiência mística. Como terceiro elemento dessa dualidade, vamos explorar o fundo ético da crítica literária antiga, que procura tornar a filosofia uma prática de vida, de modo a pensar sobre a separação entre a autonomia da obra literária, a análise da forma imanente, e o papel da obra na vida do leitor, isto é, qual o seu desejo de potencializar a experiência, sua sensibilização estética do mundo. Em outras palavras, refletiremos sobre o conflito entre a teoria servir ao objeto literário e a literatura e a teoria servirem como "arte de viver"
Tópico 1- Leitura da Poética de Aristóteles de modo a observar tanto o instauração de categorias analíticas quanto os valores de fundo que estão a serviço de uma ética filosófica.
Leitura de Íon de Platão, da p. 48-63
Tópico 2- Leitura de Longino, Do sublime.
OBS: a introdução é de Jackie Pigeaud
Ésquilo-Prometeu acorrentado
Ementa:
O curso de Teoria Literária III percorrerá fontes clássicas de dois paradigmas críticos opostos: o paradigma classificatório, analítico, e o paradigma da inspiração, sublime. A partir daí, percorreremos suas derivações na teoria do romantismo, em seguida na teoria do século XX, no formalismo russo e outras correntes, para refletir o ambíguo desejo da teoria de ora descrever e esmiuçar o objeto, dominando-o pelo conhecimento específico, ora entregar-se à experiência poética, que pode se demonstrar uma secularização da experiência mística. Como terceiro elemento dessa dualidade, vamos explorar o fundo ético da crítica literária antiga, que procura tornar a filosofia uma prática de vida, de modo a pensar sobre a separação entre a autonomia da obra literária, a análise da forma imanente, e o papel da obra na vida do leitor, isto é, qual o seu desejo de potencializar a experiência, sua sensibilização estética do mundo. Em outras palavras, refletiremos sobre o conflito entre a teoria servir ao objeto literário e a literatura e a teoria servirem como "arte de viver"
Tópico 1- Leitura da Poética de Aristóteles de modo a observar tanto o instauração de categorias analíticas quanto os valores de fundo que estão a serviço de uma ética filosófica.
Leitura de Íon de Platão, da p. 48-63
Tópico 2- Leitura de Longino, Do sublime.
OBS: a introdução é de Jackie Pigeaud
Ésquilo-Prometeu acorrentado
0 Comments:
Post a Comment
<< Home