Mesa do evento "Experiência estética" da UFF
7 Frontispiece showing a burning heart, from Gottfried Arnold, Göttliche Liebes- Funcken,
vol. 1 [1701, image from 3rd ed., 1724], engraving. credit: Staatsbibliothek Berlin [ct 2627],
courtesy of Art Resource, NY
Evento Experiência estética, arte e formação - Mesa poesia e técnica
Minha palestra:
“Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie” (BENJAMIN, 1994, p. 225)
A palavra cria o real?
O real cria a palavra?
Mais difícil de aferrar:
Realidade ou alucinação?
Ou será a realidade
Um conjunto de alucinações? (MENDES, 1994, p. 739)
De acordo com a palavra inventada por Alberto Pucheu,
a poesia é arcaicontemporânea (PUCHEU, 2016, p. 176), ou,
para citar Murilo Mendes, “Antiga tradição futura”
(MENDES, 1994, p. 438, no livro Poesia liberdade, poema “Janela do caos”).
a poesia é arcaicontemporânea (PUCHEU, 2016, p. 176), ou,
para citar Murilo Mendes, “Antiga tradição futura”
(MENDES, 1994, p. 438, no livro Poesia liberdade, poema “Janela do caos”).
ENTREFILMADO
“o filme parou meus relógios [...]
eu procurei uma vertigem qualquer
onde me apoiar [...]
a luz do filme coagulou meu pensamento
e vi sobre o planalto
as tribos todas se sucedendo
as raças todas se misturando na correnteza
de explosões e crônicas e azedumes
e chibatas e delírios e dinheiro
dinheiro dinheiro”
Afonso Henriques Neto (1985, sem numeração de página)
Trecho muito citado e discutido: “No filme, a percepção sob a forma de choque se impõe como princípio formal. Aquilo que determina o ritmo da produção na esteira rolante está subjacente ao ritmo da receptividade, no filme” (BENJAMIN, 1989, p. 125; BENJAMIN, 1991, p. 631).
“experiências mágicas com as palavras” (BENJAMIN, 1994, p. 28, do ensaio “O surrealismo. O último instantâneo da inteligência europeia”)
“inconcebíveis analogias e acontecimentos entrecruzados” (BENJAMIN, 1994, p. 27).
Aldous Huxley, em Céu e inferno, diz que a Londres ainda do final do século XIX possuia
“letras luminosas” que, projetando-se “contra o céu eram uma novidade, e tão raras eram que
rasgavam o manto da noite ‘quais pedras de um adereço’”. O autor cita aqui o original
like captain jewels in the carcanet Soneto 52 de Shakespeare (SHAKSPEARE, 1821, p. 273).
“[...] Hoje não há mais encantamento. O néon está em toda parte e, assim sendo,
perdeu seu efeito sobre nós” (HUXLEY, 1966, p. 75-76).
“letras luminosas” que, projetando-se “contra o céu eram uma novidade, e tão raras eram que
rasgavam o manto da noite ‘quais pedras de um adereço’”. O autor cita aqui o original
like captain jewels in the carcanet Soneto 52 de Shakespeare (SHAKSPEARE, 1821, p. 273).
“[...] Hoje não há mais encantamento. O néon está em toda parte e, assim sendo,
perdeu seu efeito sobre nós” (HUXLEY, 1966, p. 75-76).
Como dizia Paul Valéry, premonitoriamente, em 1935:
“Quanto aos espíritos, já se vê que são solicitados e seduzidos por tantos prestígios imediatos,
tantos excitantes diretos que lhe dão, sem esforço, as sensações mais intensas e representam-lhes
a própria vida e a natureza totalmente presente, que podemos duvidar se nossos netos
encontrarão o menor sabor nas graças antiquadas de nossos poetas mais extraordinários
e de qualquer poesia em geral” (VALÉRY, 1991, p. 185).
“Quanto aos espíritos, já se vê que são solicitados e seduzidos por tantos prestígios imediatos,
tantos excitantes diretos que lhe dão, sem esforço, as sensações mais intensas e representam-lhes
a própria vida e a natureza totalmente presente, que podemos duvidar se nossos netos
encontrarão o menor sabor nas graças antiquadas de nossos poetas mais extraordinários
e de qualquer poesia em geral” (VALÉRY, 1991, p. 185).
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e cultura.
São Paulo: Brasiliense, 1994.
São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar,
1994.
NETO, Afonso Henriques. Tudo, nenhum. São Paulo: Massao Ohno, 1985.
PUCHEU, Alberto. “Poesia, filosofia, política”. In: Fronteiraz. Revista do Programa de
Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, n. 16, p. 167-188 (2016).
Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, n. 16, p. 167-188 (2016).
SHAKSPEARE, William. The plays and poems of William Shakspeare. London: R.C.
and J. Rivington, 1821.
and J. Rivington, 1821.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas:
Editora da Unicamp, 2010.
Editora da Unicamp, 2010.
TÜRCKE, Christoph. Philosophie des Traums. Munchen: C.H. Beck, 2008.
TÜRCKE, Christoph. Hyperaktiv! Kritik der Aufmerksamkeitsdefizitkultur.
München: C.H.Beck, 2012.
München: C.H.Beck, 2012.
VALÉRY, Paul. Oeuvres II. Paris: Gallimard, 1960.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1991.
- Primeiro video-audição de Thiago Amud: "Marcha dos desacontecimentos":
https://www.youtube.com/watch?v=iTVMzrB5VKE&start_radio=1&list=RDiTVMzrB5VKE
- Segundo: Papoula Brava: 10:13
https://www.vagalume.com.br/thiago-amud/papoula-brava.html
- Terceiro: Pedra de iniciação:
https://www.youtube.com/watch?v=iqSEUx2FUEc&t=1639s
https://www.vagalume.com.br/thiago-amud/pedra-de-iniciacao.html
- Quarto "Quem vê cara", Todo mundo é bom de Coletivo chama:
http://www.coletivochama.com/todomundoebom
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