dialética negativa

Thursday, August 09, 2012

posse da terra - Goethe


Defesa do personagem Werner do comércio, contrariando os sonhos de ser artista de Wilhelm:


— Os grandes deste mundo apoderaram-se da terra, vivem no esplendor e na abastança. Mesmo a mais pequena parcela do nosso continente já está na posse de alguém e todas as possessões estão confirmadas; cargos e outras profissões civis pouco rendem; onde ainda haverá, então, uma aquisição mais legítima, uma conquista mais razoável que o comércio?

...
Não é só o parente, o conhecido, o companheiro, mas até qualquer espectador estranho que é arrebatado quando vê a alegria com que o navegador aprisionado salta para terra, ainda antes da sua embarcação a ter tocado por completo, e se sente de novo livre, podendo doravante confiar à terra fiel aquilo que retirou à água traiçoeira. Não é só nos números, meu amigo, que nos aparece o ganho. A felicidade é a deusa das pessoas vivas, e para sentir verdadeiramente os seus favores há que viver e ver pessoas que vivem muito esforçadamente e gozam a vida com muita sensualidade.
Goethe-Os anos de aprendizagem Wilhelm Meister (personagem Werner)
Comparar com o pacto com o diabo de Fausto, o espírito do capitalismo paira nessas palavras.
http://www.youtube.com/watch?v=mQFe6nbCcJk&feature=related


Nada me prendia ao mundo e estava convencida de que nunca encontraria nele o que é justo. Fiquei, assim, no estado mais sereno e mais tranquilo, e, tendo renunciado à vida, fui mantida em vida.
(Confissões de uma bela alma) Goethe-Os anos de aprendizagem Wilhelm Meister

0 Comments:

Post a Comment

<< Home