dialética negativa

Friday, June 07, 2013

Literatura Universal 2013-01--1




STOCK, Brian. Ethics through Literature: Ascetic and Aesthetic Reading in Western Culture. London: University Press of New England, 2007.

p.xiv
Como Stock argumenta, leitura-oral e em silêncio- nunca foi uma atividade autônoma para Agostinho, mas põe-se de mãos dadas com a meditação (meditatio). Agostinho observa que o ato de leitura nos permite concentrar os sentidos sobre um objecto interno e, assim, criar a "condição psicológica para a experiência meditativa".
p. 55
Flávio José e Plínio confirmam o uso da leitura em oração, meditação silenciosa e ritos de purificação, enquanto a descrição de Philo da Therapeutae, em De Vita Contemplativa, fornece detalhes sobre o uso da leitura como terapia para a alma e como um meio de alcançar um estado de espírito contemplativo.
p. 60
O principal fórmula pela qual esta técnica de leitura foi conhecida no Ocidente nos séculos seguintes é lectio divina.
Este termo, que designa uma combinação de leitura em voz alta e meditação silenciosa é amplamente utilizado ao longo dos séculos, em que há grandes regiões do latim não literário e numerosas tradições orais florescendo no império ocidental. Como conseqüência, as referências à lectio divina são normalmente situadas num contexto oral, se a leitura em questão consiste na leitura vocal e visual compenetrada de um texto ainda não lido ou a recitação lida de um conhecido texto já memorizado.
O objetivo principal da leitura neste contexto é o de promover pensamentos virtuosos e ação, assim como a cultivada reflexão de autores pagãos, como Cícero, Sêneca e Epicteto. Isidoro de Sevilha, que sintetiza o pensamento patrístico sobre muitos assuntos em seus escritos enciclopédicos, e fala da perfeição espiritual que surge igualmente da lectio e meditatio.
67-68
Com o som do texto ainda reverberando nos ouvidos, a lectio spitirualis recomenda fechar os olhos e concentrar-se no desenvolvimento interno de suas próprias reflexões, segui-los à medida que avançam de forma associativa a partir do significado do texto para outros pensamentos piedosos. Neste caso, o seu pensamento pode começar com as palavras do salmo, como elas são pronunciadas, mas pode encontrar-se progredindo através de palavras e imagens em outras direções, por meio de associações temáticas. Se você executar esta tarefa sem permitir distrações, você estará realizando a lectio spiritualis.

Você vai ter procedido a partir da leitura monástica recomendada pela Regra beneditina à leitura espiritual praticada por Bonaventura no Itinerium Mentis em Deum (1259) ou por Julian de Norwich nas Revelações do Amor Divino (após 1373).
p.95-96
Horácio sugere que a poesia pode ajudar seus leitores a viver uma vida equilibrada, gratificante, e realizada. Ele não vê a literatura como um rival para a filosofia, mas como uma introdução ou um complemento à filosofia, referindo-se às doutrinas filosóficas, bem como para a fundamentação retórica e filológica do modo de vida de um leigo .
Deste ponto de vista, ler e refletir sobre os textos literários pode contribuir para a antiga busca pela felicidade, eudaimonia. Horácio concorda com Platão que a poesia trabalha por meio de imagens, que por sua vez trabalha nas mentes e emoções, embora ele não sustente este ponto de vista como uma teoria.
p. 96
Mas ele não acredita que um poema é construído de impressões transitórias, das quais a permanência de verdades éticas não podem ser derivadas. Pelo contrário, ele ecoa a opinião de educadores antigos, incluindo Isócrates, Cícero, e seu contemporâneo mais jovem, Seneca, que propõem que a literatura tem a capacidade de transcender essas limitações e oferece orientação sobre questões éticas. Implícitas nas declarações desses autores é a concepção de que um bom poema é uma espécie de verdade em si mesmo, possui "bondade", neste contexto referindo-se à literatura que se mede por critérios estéticos anunciados e confirmados.
Os princípios estéticos em que a poesia épica é baseada não são influenciados pelo status moral dos personagens que aparecem nelas. É possível ter um bom poema épico escrito sobre os atos de uma pessoa má, como ocorre muito mais tarde, por meio do Satanás no Paraíso Perdido de Milton.
-----

Para iniciar a relação entre São João da Cruz e manifestações, aqui está um bom começo:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=525406290840402&set=a.499692743411757.1073741828.499043803476651&type=1

Sêneca - Cartas a Lucílio, p. 18-20
"Então tu mandas-me evitar a multidão, conservar-me retirado, contentar-me com a minha consciência? Que é feito daquelas vossas máximas que nos objurgam a morrer em plena ação?" Bom, ao que parece eu estou-te aconselhando a inércia? Se eu me recolhi em casa e fechei as portas foi para poder ser útil a um maior número. [...]
Acredita: os que mais fazem são os que menos parecem fazer, pois tratam ao mesmo tempo dos planos humano e divino.
Sêneca

Balzac, Honoré de. História dos Treze: Ferragus, A duquesa de Langeais, A menina dos olhos de ouro. Porto Alegre: L&PM, 2008.
 A duquesa de Langeais
196
 O canto de alegria, consagrado pela liturgia da cristandade romana
para exprimir a exaltação da alma em presença dos esplendores do Deus
sempre vivo, tornou-se a expressão de um coração quase assustado com
sua felicidade, em presença dos esplendores de um amor perecível que
ainda durava e vinha agitá-lo para além do túmulo religioso onde as
mulheres se encerravam para renascerem esposas de Cristo.
197
Se é preciso um coração de poeta para fazer um músico,
 acaso não é preciso poesia e amor para escutar, para compreender as 
grandes obras musicais?
198
Depois veio o desejo de rever essa mulher, disputá-la com Deus,
raptá-la, projeto temerário que agradava a um homem audacioso.
205
 Seus olhos, cercados
de uma nódoa devida aos rigores do claustro, lançavam, por momentos,
raios febris, e sua calma habitual era só aparente. Enfim, daquela mu-
lher restava somente a alma.
208
 zonas sociais: classe alta e vulgar
 Essa sin-
gularidade periódica oferece uma ampla matéria às reflexões dos que
querem observar ou pintar as diferentes zonas sociais;
209
Uma aristocracia é, de certo modo, o
pensamento de uma sociedade, assim como a burguesia e os proletários
são seu organismo e sua ação.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home