dialética negativa

Wednesday, March 31, 2010

a importância do professor do ponto de vista gnóstico

Valentino é o mais importante pensador do gnosticismo cristão (veja na wickipedia maiores informações), que é a doutrina cristã anterior e contrária à igreja ortodoxa que foi canonizada. Seus evangelhos se tornaram apócrifos e os da ortodoxia se tornaram parte do corpus bíblico. Valentino, no "evangelho da verdade" (29 e 30, 30,12-14) compara o ignorante a alguém que vive no meio de um pesadelo, "E a pessoa que tem conhecimento é como alguém que acordou. Ótimo para a pessoa que retorna e acorda! E bem-aventurado aquele que abriu os olhos do cego!" LAYTON, Bentley. As escrituras gnósticas. São Paulo: Loyola, 2002, p. 306.
p308 "Falai da verdade com aqueles que a procuram" 32,35, "despertai aqueles que desejam se levantar, e erguei-vos de vosso sono. Pois sois vós inteligência desembainhada", 33, 5-9
33,22-24 "Não fortaleçais os elementos que os impedem - aqueles que caem - supondo que isto é um tipo de aperfeiçoamento."
vindo de Filon Judeu, p. 310: "E suas ideias o criador plantou como árvores na coisa mais soberana, a alma racional". Isto é, podemos interpretar assim: as ideias são pedaços de perfeição plantados em nós pelo Criador.
41,23 "Pois eles enviam o pensamento para onde está sua raiz, a raiz deles que os leva para as alturas do Pai."

O mais impressionante do gnosticismo é que ele resolve um grande problema da bondade de Deus quebrando a onipotência absoluta numa mitologização. A contradição básica de que Deus não pode ser bom criando um mundo injusto é resolvida pelo fato de o deus do universo material ser Satã e o Deus verdadeiro estar no reino espiritual, num mundo perfeito. A salvação está no fato de que o Pai verdadeiro enviou o Filho (Jesus) para resgatar os eleitos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home