dialética negativa

Sunday, March 22, 2015

Curso de extensão - A teoria da literatura em seus textos fundamentais


Professores responsáveis: Luciana María di Leone, Eduardo Guerreiro Losso, Marcelo Diniz Departamento de Ciência da Literatura

O curso pretende apresentar e discutir textos fundamentais para a constituição da teoria da literatura ao longo do século XX, procurando, desse modo, criar uma base sólida e comum para aqueles alunos graduando que se desempenham como monitores de Teoria da Literatura e para o público em geral que pretenda estabilizar os conhecimentos de teoria da literatura visando o desempenho docente.
O curso pretende dar uma visão panorâmica, porém evitando os manuais de teoria ou os resumos da sua história, apelando às fontes primarias dos movimentos e observando como esses textos foram lidos ao longo do século e em diversos lugares, e estabelecendo pontes com seu contexto de produção e com outros textos e disciplinas.
O curso pretende incentivar o labor docente dos participantes, que estarão encarregados de realizar apresentações periódicas, treinando, assim, a capacidade de resposta às expectativas dos alunos, e a capacidade expositiva clara e ao domínio do tópico.
O curso será organizado com um encontro semanal de 2 horas. Cada texto proposto no programa será apresentado e discutido ao longo de dois encontros.

Programa:








Labels:

Friday, March 13, 2015

Teoria literária II 2015-01




Ementa:
Estudaremos o livro Ilusões perdidas, de Balzac, de modo a reconhecer os diversos aspectos estéticos, sociais, psicológicos e existenciais desvelados no conflito entre província e cidade moderna. Como o personagem principal é um jovem poeta que anseia pela glória, Balzac nos mostra com minúcia a relação entre tipógrafos, escritores, artistas e jornalistas. O protagonista é um poeta de província, que tentará a sorte na metrópole de Paris. Isso nos dará oportunidade de estudar aspectos do gênero romanesco e do gênero lírico, suas especificidades e interrelações.


1- Leitura da primeira parte de Ilusões perdidas , "Os dois poetas", até a p. 133.
2- Leitura do Ensaio de Lukács sobre "Narrar ou descrever?" e sobre "Ilusões perdidas" (p. 43 a 95, e 95-114)
3- Leitura de Palestra sobre lírica e sociedade de T. Adorno.


Grupo 1 - "Narrar ou descrever" parte III (p.54 a 62)
Grupo 2 - Parte IV (p. 62 a 71)
Grupo 3 - parte V e VI (p. 71 a 85)
Grupo 4 - parte VII (p. 85 a 94)

Para fazer trabalhos sobre texto teórico: faça pesquisas sobre o autor e seu pensamento de modo a esclarecer elementos do texto estudado. Pesquise todas as referências que ele cita. Ao ler o artigo inteiro, situe com precisão qual a função de sua parte dentro do argumento integral do artigo.

Grupo 5 - Ilusões perdidas - subparte 2 , p. 39 a 52
Grupo 6 - p. 52 a 71
Grupo 7 - subparte 3 - p. 72 a 93
Grupo 8 - p. 93 a 108
Grupo 9 - subparte 4 p. 109 a 132
Grupo 10 - Parte 2- p. 134 a 158

Para fazer trabalhos sobre romance: leia este livro sobre análise literária, especialmente sobre análise de prosa:
Massaud Moisés - Análise literária
Consulta de dicionários:
Dicionário de teoria da narrativa
Diccionario de los símbolos




Labels:

Thursday, March 05, 2015

Teoria literária I 2015-01


Teoria literária I 2015-01
Ementa:
O curso vai introduzir os conceitos de literatura, cultura e crítica, a partir do tema da relação do romance com a paixão, mais especificamente, como a literatura narrou e pensou, ao longo do tempo, a aventura amorosa, como ela deu voz ao desejo e demonstrou como pensar os seus enigmas. A paixão, em Tristão e Isolda, é vista numa dialética entre o risco e o desvio das normas institucionais, especificamente a religiosa. Contudo, ela, ao mesmo tempo, está intrinsecamente ligada a linguagem mística, de modo que o curso vai explorar o quanto o erotismo literário está impregnado de mística, e o quanto a linguagem mística é erótica, e refletir sobre essa complexa interdependência, para apontar como a literatura é capaz de lidar com problemas que as ciências sociais demonstram dificuldades.


Leitura do livro O amor e o Ocidente, de Denis de Rougemont, do início até a p. 47 e p. 119 a 134
Leitura do livro O romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bediér
T. S. Eliot- Tradição e talento individual
Bakhtin- Formas de Tempo e de Cronotopo no Romance

Grupo 1- Rougemont - p. 15 a 24
Grupo 2- p. 24 a 33
Grupo 3- p. 33 a 47

Para fazer trabalhos sobre texto teórico: faça pesquisas sobre o autor e seu pensamento de modo a esclarecer elementos do texto estudado. Pesquise todas as referências que ele cita. Ao ler o artigo inteiro, situe com precisão qual a função de sua parte dentro do argumento integral do artigo.

Grupo 4- Tristão e Isolda, p. 1 a 27 [página do pdf: 19 a 45] capítulo I a III
Grupo 5- p. 29 a 49, capítulo IV a VI
Grupo 6- p. 73 a 98 capítulo VII a IX
Grupo 7- p. 99 a 110 X a XIII

Para fazer análise deste texto literário, leia o artigo "Narrativa primitiva" deste livro:
Todorov-Poética da prosa
e este livro, especialmente a parte de análise da prosa:
Massaud Moisés - Análise literária
Consulta de dicionários:
Dicionário de teoria da narrativa
Diccionario de los símbolos





Labels: